Seguro desemprego: Descubra quem realmente tem direito e como funciona pra sacar

Mas este benefício não são todos os trabalhadores que tem direito a receber e muitas pessoas não sabem sobre o seguro desemprego, vamos te mostrar como receber e quem tem direito a este benefício.

Veja: Aprenda como sacar seu FGTS de forma simples e fácil

Quem tem direito

Pode receber o trabalhador com carteira assinada demitido sem justa causa, incluindo casos de rescisão indireta que ocorre quando o empregado “dispensa” o patrão.

Muitas pessoas ainda tem dívidas sobre as empregadas domésticas, mas elas também possuem direitos para receber o seguro desemprego.

Como solicitar meu seguro desemprego

Você precisa tomar cuidado após a data que foi dispensado do trabalho, você pode dar entrada ao benefício a partir do 7º dia da saída do emprego e tem até 120 dias para dar entrada no benefício.

Seguro desemprego

Já as empregadas domésticas, podem dar entrada também a partir do 7º dia de saída, mas tem 90 dias para dar entrada no benefício.

Caso o empregador perca o prazo ele perde o direito ao benefício.

Outras dúvida que os trabalhadores tem é que muitas pessoas saem de um emprego e logo em seguida vão para outro e não dão entrada em seu seguro, porém esta prática não é ilegal, mas se você der entrada no benefício e conseguir um emprego de carteira assinada durante o recebimento dos benefícios, ele é cancelado automaticamente.

Valores e parcelas

O valor de cada parcela varia de R$ 1.045, que é o valor do salário mínimo desde fevereiro de 2020, a R$ 1.813,03.

O trabalhador recebe entre três a cinco parcelas de seguro-desemprego. A quantidade de parcelas varia de acordo com quantas vezes o trabalhador já fez o pedido, e quanto tempo ele trabalhou antes da demissão.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais