Muitas pessoas não sabem como sacar meu FGTS que é p seu fundo de garantia e até mesmo, não sabem exatamente o que é o FGTS.
Aliás talvez seu FGTS já está liberado e você não sabe como sacá-lo. Vamos mostrar passo a passo como você deve prosseguir para que consiga efetuar seu saque.
Existem várias situações que você pode se encontrar e saber como sacar meu FGTS, e cada uma delas exigem algumas documentações diferentes, exceto os documentos pessoais que qualquer cidadão precisa ter em mãos.
Leia: Seguro desemprego: Descubra quem realmente tem direito e como funciona pra sacar
O que é o FGTS
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), nada mais é que um fundo que garanta os benefícios do empregador que é demitido pelo seu empregador, que não demissão por justa causa.
O desconto de 8% que é descontado mensalmente, é para este caixa que o trabalhador faz. Para que ele possa ter direito aos seus benefícios, caso demitido, mas também após 5 anos de trabalho com carteira assinada.
Porém este benefício não é somente para quem é demitido, mas para todos que somam 5 anos de carteira assinada.
Como sacar meu FGTS
Você pode sacar, nas salas de autoatendimento das agências da Caixa Econômica. Lá será possível realizar o saque do seu FGTS sem o Cartão do Cidadão, informando apenas o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e senha, para valores até R$ 1.500,00.
O saque de valor igual ou inferior a R$ 3.000,00 pode ser feito nas unidades lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui. Também nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento para trabalhadores que possuem cartão do cidadão e senha.
Você pode também acompanhar então o seu FGTS através do aplicativo da Caixa econômica.
Então, agora que você já sabe como sacar meu FGTS, você pode ir até uma das agências. Ou antes mesmo baixar o aplicativo para saber se o seu benefício está disponível para saque.
Veja: Salário maternidade para desempregadas- Consulta Gratuita