Concurso delegado PC: Dicas que realmente podem vale para sua aprovação

Quer saber mais sobre o concurso delegado PC? Veja como funciona esse trabalho, e ainda, acompanhe dicas para garantir a sua aprovação.

O concurso delegado PC é uma das seleções que mais chamam atenção dos formados em direito. Por esse motivo, se você está pensando em seguir essa profissão, fique certo de que as exigências serão altas.

Então, esse artigo tem como objetivo te informar tudo sobre esse ramo. Aprenda quais as funções demandadas, qual o perfil ideal e como se preparar para as provas do concurso delegado PC. Vamos lá.

Veja também: Concurso Policia Federal: Apostilas e curiosidades para ser aprovado e sair na frente

O que faz um delegado da polícia civil?

Primeiro de tudo vale a pena ressaltar que a PC é organizada pelos Estados. Isso faz do profissional um servidor público estadual. Ela está diretamente ligada a polícia judiciária, sendo sua atuação voltada para a investigação de crimes.

Portanto, o delegado é o chefe que tem como função gerenciar os inquéritos, visando suas respectivas resoluções. Veja algumas de suas atribuições abaixo.

  • Elaboração de portarias e relatórios;
  • Expedição de mandados de intimação;
  • Concessão de liberdade provisória mediante fiança;
  • Solicitação de perícias;
  • Fiscalizar emissão de documentos públicos que sejam de sua responsabilidade.

Importante ressaltar que atividades relacionadas aos âmbitos internacionais ou tráfico de drogas, não fazem parte de suas competências. Elas são obrigações da PF.

Além disso, alguns requisitos são fundamentais para quem almeja essa vaga. Claro que, dependendo do estado em questão, alguns pontos, como exercício de atividade jurídica, podem ou não ser exigidos.

Concurso delegado PC

Porém, a formação é sempre a mesma. Para prestar o concurso delegado PC, é necessário ser bacharel em direito. Assim, o candidato deve se manter atento aos editais, evitando quaisquer tipos de imprevistos que atrapalhem seu processo.

Como se preparar para o concurso delegado PC?

A primeira dica para passar no concurso delegado PC é sempre se basear pelos editais anteriores. Isso serve tanto para saber dos requisitos e atribuições, como também dos conteúdos que comumente são cobrados.

Além disso, por ser uma seleção bastante concorrida, a periodicidade nos estudos é imprescindível. Por isso, tente reservar algumas horas do seu dia somente para se dedicar a isso.

Também, busque se existem provas anteriores disponíveis. Desse modo, você pode ir resolvendo as questões e se familiarizando com o ritmo da prova. Isso pode te economizar muito tempo na hora do teste oficial.

Lembre-se, a internet é a sua melhor ferramenta. Existem inúmeros sites preparatórios que podem te auxiliar. Ache aqueles que são mais especializados no assunto.

Por fim, tente entrar em contato com pessoas que já passaram por essa seleção de concurso delegado PC. A experiência delas pode servir como fonte de inspiração. E ainda, como um guia para conseguir sua vaga no concurso delegado PC.

Veja: Concurso DEPEN: vagas e salários de até R$ 6.030,23

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais